5 dicas para melhorar e aumentar o público na biblioteca de SAC - Rafael Rodrigues TV: Informando com responsabilidade

Breaking

Home Top Ad

Post Top Ad

12/06/2019

5 dicas para melhorar e aumentar o público na biblioteca de SAC

Quem já foi na biblioteca em Senador Alexandre Costa (SAC), no Maranhão, sabe a tristeza que é, livros velhos, desatualizados, e comidos por traças. Poucas pessoas aparecem por lá para apreciar um bom livro, ou fazer trabalhos escolares. 

Vendo esse problema resolvi escrever cinco dicas para melhorar essa situação.


1. Prateleira com Best-sellers: Como falado acima, a biblioteca em SAC, é repleta de livros antigos e desatualizados, uma boa dica para chamar a atenção da juventude é colocar uma prateleira com best-sellers, livros populares, como, "A Menina Que Roubava Livros, A Culpa é Das Estrelas, A Cabana, O Colecionador de Lagrimas, Extraordinário, Querido JohnO Menino do Pijama Listrado", etc. 

Quem nunca desejou ler alguns desses e não tinha dinheiro para comprar? 

OBS: Livros religiosos também seria uma ótima opção para atrair pessoas, uma vez que na cidade apresenta um grande número de católicos e evangélicos.

2. Livros da literatura: Livros como, "Dom Casmurro, O Engenheiro Fidalgo Dom Quixote de La Mancha, Memórias Póstumas de Brás Cubas, O Cortiço, O Sertanejo, O Triste Fim de Policarpo Quaresma, Vidas Secas, Iracema, A Moreninha", etc, seria uma sacada de mestre para atrair mais pessoas para a biblioteca, além de valorizar nossa literatura. 

As professoras de português sempre usam alguns desses livros, e tendo essas opções ficaria mais fácil para se trabalhar em sala de aula e até levar os alunos para a biblioteca.

3. Cores vibrantes: A biblioteca deve ser um lugar prazeroso, um lugar que você possa sentir-se confortável, e atraído não apenas pelos livros, mas por todo o ambiente. 

Todos nós sabemos que um dos lugares que a maioria dos brasileiros não gostam é a biblioteca, mas já pensou que em vez de paredes brancas, cinzas e sem vida, a biblioteca apresentasse cores vibrantes e cativantes? 

Pode parecer bobagem, mas segundo a psicologia as cores influenciam nosso cérebro. Já parou para pensar na sensação que cada cor lhe traz? Segundo o site Par de Ideias, nós, seres humanos, somos naturalmente receptivos e influenciados pelo ambiente externo.

4. Mesas e cadeiras adequadas: Posso está enganado, mas 95% dos moveis da biblioteca são antigos, alguns não prestam mais, lembro-me que as mesas e cadeiras são as mesmas do tempo de quando eu era criança. 

Já está na hora de mudar, não é? Se entro em um local que aparenta está abandonado, fica difícil querer permanecer ou voltar lá.

5. Computadores: Nem todas as pessoas tem computador em casa ou internet para fazer os trabalhos escolares (no caso dos alunos), e a biblioteca poderia proporcionar isso a essas pessoas.

Em algumas escolas da cidade existe uma sala com computadores, porém empeirados e sem utilidade, em outras palavras, dinheiro jogado no lixo.


Bônus: Totens

Sabe quando você vai ao cinema e encontra uma imagem bem grande de personagens de filmes e todo mundo se reúne em volta para tirar fotos? Isso também funcionaria numa biblioteca, já pensou tirar foto ao lado do seu escritor ou livro favorito? 

Além de atrair pessoas, totens serviriam para divulgar a biblioteca, pois as pessoas iriam postar as fotos em suas redes sociais, desta forma a biblioteca deixaria de ser um ambiente chato, e se tornaria agradável.

Ações de fomento à leitura implementadas pela própria biblioteca: Projetos interessantes e esporádicos que atraísse público leitor, incluindo tarde ou noite de autógrafos com algum escritor regional ou mesmo de renome, se trazem bandas caríssimas poderiam trazer um escritor. Por outro lado, nós, professores poderíamos, também, realizar tais projetos de leitura usando o espaço e acervo da biblioteca, não o fazemos por conta de suas precaríssimas condições (Sugestão da Professora Ana Paula Damasceno).

O que achou das dicas? Deixe o seu comentário!

3 comentários:

  1. Muito boas dicas, acrescentaria ações de fomento á leitura implementadas pela própria biblioteca, projetos interessantes e esporádicos que atraísse público leitor, incluindo tarde ou noite de autógrafos com algum escritor regional ou mesmo de renome, se trazem bandas caríssimas poderiam trazer um escritor.Por outro lado, nós, professores poderíamos, tbm , realizar tais projetos de leitura usando o espaço é acervo da biblioteca, não o fazemos por conta de suas precarissimas condições.Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  2. *e acervo.Professora Paula aqui.

    ResponderExcluir

Post Bottom Ad

Pages